quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Prefeita Ceiça Lisboa disponibiliza o transporte universitário diário para Universitários que cursam em Natal.

Prefeita conversando com alunos universitários

Lider do Grupo de Universitários Milton Junior e a Prefeita Ceiça Lisboa
                Mesmo acobertada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que determina que, em termos de obrigação, cabe ao governo federal cuidar prioritariamente da educação superior; aos estados, do ensino médio e da segunda fase do ensino fundamental; e aos municípios, da educação infantil e da primeira fase do ensino fundamental, ou seja, até o 5º ano. A esse respeito, a referida Lei afirma, em seu artigo 11, item V, que os municípios se incumbirão de “oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino”. 

         E logo a seguir, no item VI: é responsabilidade do município “assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.” O que já acontece em nosso município com muitas dificuldades por ainda não disponibilizarmos  de uma frota de transportes locomotivas mínima para que seja realmente a ideal. Mesmo assim a Srª  Prefeita  não mediu esforços pra criar mecanismos que pudessem legalmente fazer com que a mesma atendesse a reivindicação dos universitários, o que é um grande avanço na facilitação do acesso de caiçarenses à universidade.

Universitários na foto com a Prefeita Ceiça e a Secretária Municipal de Educação, Joana.

          O ano de 2013 começou com a prefeitura fornecendo pela primeira vez o transporte de graça a cerca de 15 universitários disponibilizando 04 veículos com destino a Natal. É claro que para os universitários é uma grande ajuda, que o benefício é importante para eles não resta dúvida, mas aí vem a pergunta: o transporte escolar dos alunos do ensino fundamental está plenamente atendido e nas condições ideais de conforto e segurança a ponto de o município poder se aventurar por outros níveis de ensino? Terá o município condições de arcar com as despesas sempre crescentes com o transporte universitário ? Na medida do possível sim, pois o número de alunos vem crescendo ano a ano...e as parcerias também e tudo dará certo, embora saibamos que não existe a obrigatoriedade para o transporte de universitários, temos que levar em conta que esse mesmo ônibus é utilizado também pelos alunos do Ensino Fundamental, e é  aí, onde entra por parte da Prefeita Ceiça Lisboa a valorização dos educandos do nosso município, quando na oportunidade vem fazendo o máximo diante da legalidade para atender a todas as áreas da Educação, inclusive com total apoio aos universitários. Sendo isso mais um grande avanço da Gestão Reconstruindo com o Povo.
Universitários na expectativa do sim da Prefeita